sábado, 19 de janeiro de 2013

Não basta votar, tem de participar

{esta foi minha redação no vestibular da Barão de Mauá}
[em resposta a (LUFT, Lya. A gente decide IN: Veja. São Paulo: Ed. Abril, n. 42, p. 26, out. 2009].

Não basta votar, tem de participar

 É verdade que o povo brasileiro é um povo alegre e festivo, um povo cordial e acolhedor. Mas é também verdade que parte do nosso povo, de tempos em tempos arregaça as mangas e vai à luta pelas mudanças necessárias, como ocorreu nas mobilizações, do final do séc XX, pelas eleições diretas para Presidente da República e depois pelo Impeachment do Presidente Collor de Mello.
 Sabemos que o Mundo, na atualidade, vem atravessando sérios problemas econômicos e que essas crises mundiais acabam afetando o nosso país; nosso país que de uns anos para cá vem avançando nas questões sociais, melhora no desempenho econômico frente aos outros países, etc.
             Apesar de tudo isso é preciso lembrar a importância da nossa participação política, mobilizando-nos para não deixar que o clima de festa (olimpíada, copa) adormeça a consciência do nosso povo.
              Portanto, vamos votar certo elegendo as pessoas éticas e comprometidas com as políticas públicas que se fazem urgentes. Mas, além de votar devemos participar da vida política do nosso país, promovendo e participando de encontros, fóruns de discussões, fazendo avançar nas prioridades do povo.

Nenhum comentário: