segunda-feira, 29 de junho de 2015

Um turbilhão de ideias revolve minha mente



É em reconhecimento ao Portal Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro - que registro estas letras.


Ao concluir o curso “Leitura vai, escrita vem: práticas em sala de aula” percebi o quanto eu ainda não sei (nesse momento plagio Sócrates: “tudo que sei é que nada sei”). Acreditava, eu, que era um leitor competente; após o curso uma luz veio aclarar a minha mente me mostrando que há um longo caminho a trilhar. Mais importante que o Certificado a mim entregue é o aprendizado.

 Acredito que aprendi, sim, para poder ensinar melhor, mas, o material do curso compilado e acondicionado em meus arquivos me será de grande valia para que eu possa continuar me capacitando nessa tarefa-arte que é ensinar a leitura e a escrita. Certamente continuarei voltando a esses arquivos por muito tempo, como também alçarei novos voos pela área do conhecimento sobre esse assunto tão palpitante e importante para o desenvolvimento dos nossos jovens e do nosso país.

 Não consigo, nesse momento citar o que aprendi e o que vou aplicar aos meus alunos, tal é a grandeza e diversidade dos meus aprendizados nesse curso tão completo. Tudo que eu disser sobre proficiência, avaliação, parceria, planejamento de atividades para aplicar em sala de aula, ou dinâmicas e leitura em voz alta e silenciosa soará muito pobre diante do turbilhão de ideias  que ora renovam os meus pensamentos.

                Só tenho, mesmo, que agradecer aos organizadores e docentes deste curso e dizer que voltarei a esse portal em breve para novas aquisições.

Nenhum comentário: