quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Na força de mulher


Confira resenha de "Na força de Mulher", do escritor Salvador dos Passos, por Prof. Laércio Pires (06/11/2014)
Por Laércio Pires

Resumo

A história transcorre toda no relato de Angelita (em primeira pessoa), que inicia contando, para um suposto advogado, como foi sua vida de casada com Dinarte, que entrou para o casamento só com a roupa do corpo e a esperteza, e ela, trouxe certo patrimônio de família, a terrinha, noventa braças de campo mais um banhadinho (alagado). Depois de revelar toda história na qual o Dinarte some varias vezes levando o resultado da labuta (mais dela do que dele), sendo que cada vez que aparecia fazia mais um filho nela, totalizando treze. No final do relato ela pergunta:  - Doutor, ele pode fazer uma coisa dessas comigo?

Resenha
Depois de algum tempo de casados o Dinarte começou sentir certo enfado pela vida no campo e tanto fez que a Angelita aceitou vender uma parte da terrinha para comprar um terreno na zona urbana e construir um comércio (armazém). Mas, em pouco tempo cansa-se também dessa atividade e resolve comprar um caminhão alegando que precisava ampliar os negócios. Angelita no princípio não queria, mas, devido a insistência de Dinarte, cedeu. Nos primeiros tempos foi uma beleza, pois o caminhão era um desfrute, levando a família pra todo lado. O desfrute durou pouco porque o Dinarte que era muito irrequieto começou a dizer que para ganhar mais dinheiro precisava fazer longas viagens com fretes mais “gordos”.
A cada viagem  o tempo de Dinarte fora de casa mais se ampliava. Por fim, Angelita acabou descobrindo que ele já vivia, em outra cidade, maritalmente com outra mulher, mais nova, viúva e mãe de cinco filhos. Com o passar do tempo, a Angelita já estava velha e enfraquecida, mas que segundo ela ainda tinha “a força de mulher”, embora já com treze filhos, resultado das vindas e idas de Dinarte, sendo seis com ela e sete  já casados. O Dinarte apareceu dizendo que estava falido e sozinho (a outra o pôs pra correr).
Dinarte tentou voltar com Angelita, que ia quase aceitando, somente recusando quando ele disse que teria de vender todas as terras e investir o dinheiro em um comércio na cidade.
 – Ah! Isso não! – disse ela.  – de jeito nenhum!
Diante da recusa, Dinarte deu pra ameaçar Angelita, dizendo que:
 – Posso colocar você pra fora e vender tudo, deixo você sem nada.
Depois das ameaças de Dinarte a Angelita, em dúvida, sobre qual será o futuro dela e dos filhos, temerosa, diz pro “doutor”:
 – Doutor, ele pode fazer isso comigo?

Nenhum comentário: