sexta-feira, 16 de novembro de 2012

A Luta da Classe Operária é a Continuidade da Luta do Povo de Zumbi

A senhora negra dizia à linda jovem escrava:
- Essa noite tive um sonho diferente.
- Como foi? - perguntou a jovem.
- Havia uma montanha muito alta a ser superada. O negro ia subindo, subindo, e caia logo adiante, mas... quando um caia, outro se levantava. E isso ia acontecendo sucessivamente.
- O que significa isso? - indagou a jovem.
- Isso representa a nossa luta pela libertação.
- Como assim?
- O negro luta, e nessa luta morre, mas... nasce outro. Sempre nasce outro para substituir o que caiu. O topo da montanha é o final da luta de libertação. É a vitória, é a nossa emancipação.
Desolada a jovem pergunta:
- Então não temos esperança, porque começa a lutar e depois morre?
- Temos, mas não para agora. A luta é longa, pode durar gerações. É uma luta de heróis. Todo negro é um herói.
............................
A luta da Classe Operária também é assim.
Parece que estamos diante de uma montanha (Capitalismo) intransponível. Realmente, se vemos a luta do ponto de vista individual, ou seja, de um homem só, ou uma mulher só. Se vermos assim a coisa parece impossível. Mas a luta da Classe Operária deve ser vista de uma ótica mais abrangente. Como a luta do povo de Zumbi, é uma luta de milhões de homens e mulheres de todo o mundo.
Há séculos a Classe Operária vem lutando contra o Capitalismo.
Quem é a Classe Operária e o que é o Capitalismo?
A Classe Operária é o conjunto de todos os trabalhadores que existe no mundo, a Classe Operária é internacional. Porque a exploração sofrida por um trabalhador brasileira é sofrida por trabalhadores em todos os cantos do Planeta. O Capitalismo é um sistema onde as leis existem para manter a dominação de classe. A dominação das elites sobre os trabalhadores. E esse sistema é tão esperto que cria uma ilusão (manipula nossas mentes). Esse sistema mostra jogadores de futebol, artistas de tv, cantores, donos de grandes comércios e industrias, etc. Segundo essa ilusão todos conseguiriam enriquecer porque a democracia permite que qualquer pessoa muito talentosa ou esperta fique rico. Ainda segundo essa ilusão, existe a possibilidade de ficar rico ganhando em sorteios, telesenas, rodas da fortuna, HIPERCAP  e outras enganações do gênero. Em estudo estatístico (hipotético), que a eles não interessaria divulgar, o brasileiro comum teria muito mais chance de ser atropelado ou assaltado do que ganhar uma bolada ou ficar rico de qualquer outra forma.
A verdade é que os Neymar da vida, Zezé di Camargo, Silvio Santos... estão cada dia mais ricos e o trabalhador cada dia mais pobre. Nada temos contra as pessoas dos jogadores, cantores, donos de empresas, etc. Mas vem a calhar a tomada de consciência de como somos manipulados, pela mídia, tv principalmente. Isto é, para que possamos estar lutando-juntos como o objetivo de mudar o sistema. Talvez para nós, mas... certamente para nossos filhos ou netos.
Enquanto o povo vai sendo manipulado, as elites continuam nadando de braçadas.
Mas a coisa está mudando...

Nenhum comentário: