É lógico que Wellington Menezes tinha de ser abatido, senão a tragédia seria muito maior. O Soldado que o abateu fez o que tinha de fazer, com o objetivo de parar a matança. Agora, não podemos fazer desse fato, mais um objeto de descarrego de nossas emoções e de nossa incapacidade de ajudar na transformação desta sociedade. Precisamos repensar o mundo: Como estamos vivendo? Que valores estamos passando para os nossos filhos, para os amigos e para a sociedade em geral? Será que esta busca desesperada por mais dinheiro, e posses, e prazer a qualquer custo não nos estará levando cada vez mais para o fundo? Esse Wellington é mais um produto deste sistema corrupto, desta sociedade que produz marginais e loucos de todos os tipos e des-qualidades. Ou será que políticos corruptos não são responsáveis, ou, policiais corruptos não são responsáveis, ou, será que cidadãos aparentemente respeitaveis, que se comportam de forma anti-ética não são responsáveis? Todos nós somos responsáveis em certa medida por tudo que acontece na sociedade. Tudo é Um. Quantos Wellingtons estamos produzindo agora, para, que em futuro não muito distante façam o que ele fez? O problema não é de polícia. O problema não é de armamento. O problema é que vivemos em uma sociedade DOENTE... É urgente que repensemos nossos valores e comecemos a cultivar o amor pela Humanidade, pela Família Humana Universal. Somente com humanismo e combatendo o egoísmo que temos dentro de nós conseguiremos construir um mundo melhor. Não adianta nada desabafar nosso ódio em Wellington, pois se não ajudarmos a construir um mundo mais humano muitos Wellingtons mais estarão sendo produzidos por essa sociedade que dá mais valor no TER do que no SER...
ABRAÇOS FRATERNOS
8 comentários:
Marly Carvalho para GAZETTA REV.
mostrar detalhes 10:32 (11 horas atrás)
Olá, Bom Dia!!!
O que está no imaginário de cada ser ninguém, a não ser ele mesmo para saber. O que ele fará com o próprio imaginário, já é um problema de todos nós. Na verdade quem cria um mundo em cada mente, poder ser a biologia de cada ser e o mundo em que ele vive. Quando assistimos a tv, ficamos imaginando tantas coisas... São coisas lindas e horrorosas. Nossa mente produz e reproduz aquilo que vê, aquilo que imagina.O que motivou o Ser a cometer uma babárie? E já lancei a campanha: Todo indivíduo ao nascer, não deve ganhar uma chupetae nem faudas. Todo criança ao nascer deverá ter o direito a um acompanhamento psicológico gratuíto até os dezoito anos. Será dever do pai levá-lo mensalmente.
Perceba como a mente constroi idéias??? Beijasso e inté.
Oi Marly!!!
Muito boa, a sua reflexão, faz sentido... Obrigado por ter respondido, pois é do debate de ideias que vamos construindo o nosso conhecimento.
Paulo Del Duca - Sociólogo – para mim
Olá Laércio
Como sabes, não poderia deixar de responder, até porque a minha resposta vai para aquilo que estudamos junto no último ano - políticas públicas; e nesse caso não é de educação e sim de saúde mental. O jovem que fez o que fez é um doente mental; ele é comprovadamente (ainda que um diagnóstico primário, mas as evidencias confirmam), para especialistas entrevistados em todos as rádios que pude ouvir, um caso de esquizofrenia. Uma patologia que não é social, mas se agrava em determinadas condições sociais. De fato deve ter vários casos ocultos por ai a fora e dependendo das condições de vida social em que estejam o surto psicótico pode aflorar.
Se as políticas públicas de saúde mental estivessem desenvolvidas, com os diagnósticos elaborados e os pacientes em acompanhamento, talvez pudéssemos evitar aquela e outras tragédias dessa.
Diante disso, penso que a questão das políticas públicas de educação se colocam de forma significativa, pois somente uma nação com sua população bem educada será capaz de PREVINIR esses acontecimentos aterradores aos quais poderíamos estar menos sujeitos exigindo do Estado tais políticas sociais.
Deixo um abraço fraterno.
Paulo.
DE LAÉRCIO PARA PAULO DEL DUCA
Bom dia Paulo, obrigado por me responder, pois é do debate de ideias que vamos construindo o conhecimento; a construção desse conhecimento, esse desvelar da realidade ajuda na interação humana (educativo) e na busca de soluções para os problemas de todas ordens, sejam eles patológicos ou psico-sociais.
Gostei muito da sua reflexão sobre esse assunto, me clareia e me ajuda mais um pouco na busca do caminho da saída da "Caverna de Platão".
Abraços fraternais
Laércio Penafiel Pires
DE LAERCIO PARA MARLY CARVALHO
Marly, querida socióloga, veja a resposta do meu professor de sociologia. Tem muito a ver com a sua reflexão, vai ao encontro do que vc fala no seu e-mail em resposta a mim.
Bjs
DE MARLY CARVALHO PARA MIM
Estamos perto das soluções, porque somos agentes e atores sociais..... uma diferença entre os demais...kkkkkkk beijos
Novos caminhos se apresentam. "Occupy Wall Street" é um movimento que mostra novos caminhos para o socialismo e a democracia (de fato) neste novo século.
Postar um comentário