quarta-feira, 23 de junho de 2010

DESABAFO - PROVA DE CURRÍCULO

PROVA de CURRÍCULO
Eu devo ter tirado zero nesta prova, mas não me importo, pois precisava fazer um desabafo.

Quero esclarecer que não menosprezo a disciplina Currículo, muito ao contrário, eu a acho importantíssima, mas não dá para ficar calado numa situação dessa natureza. Onde uma matéria é dada de forma apressada de afogadilho, com conteúdo desconhecido para a maioria das alunas e alunos da Pedagogia e cujas aulas são ministradas de maneira superficial; para alunas cuja maioria trabalha diuturnamente não tendo tempo de rever a matéria durante a semana. Para alunas que saem da faculdade as 11:40h, chegando em casa meia noite ou mais, tendo que tomar banho e comer correndo, para ir dormir a uma da manhã e levantar as 6 horas para ir trabalhar.

Para esses alunos e alunas essas aulas (com conteúdo desconhecido ao extremo) deveriam ser dadas de maneira muiiiito especial, muito calmamente de maneira muito didática, aos poucos. Acho até que deveríamos ser iniciados nessa disciplina desde o início do curso (de forma lenta e gradual) para que fossemos assimilando devagar; e não assim: DEFLUXOR4MACARILOJOESL -### *¤¥®µ¿ßğŁŒŠ£€*ŰǼǾǽδζλξЂЎҖҺؤىڟ۞ de forma totalmente incompreensível para a maioria, inclusive para mim.

Quero me aprofundar nesta disciplina, até por conta do tema da minha monografia (TCC) ser focada na vida e obra de Paulo Freire, e ele dava muita importância a matéria Currículo, tanto que além de dar aula sobre essa disciplina dizia que "conhecimento se faz em cima de conhecimento". Não dá para querer que o aluno aprenda uma disciplina do nada, como se o aprendizado não exigisse conhecimento mínimo anterior sobre o assunto. Ou seja, precisávamos ser iniciados em Currículo de forma mais amena, no início do curso em 2008, ou mesmo neste ano de 2010, mas não da forma como foi feito com a gente. Sabe...é como andar de bicicleta – para quem nunca andou, tem que ir devagar, com calma. O melhor professor não é o que mais sabe, mas sim o que consegue entender o ritmo dos alunos e acompanhar esse ritmo – o professor mediador – maduro o suficiente, para de forma séria e amiga promover o aprendizado.

Desculpem o meu desabafo, pois talvez nem todos concordem com meu ponto de vista. Se assim for, peço desculpas àqueles que pensam de maneira diferente.

Blogger Gazetta Revolucionária disse...

Fiquei surpreso com a minha nota em Currículo, tirei 7. Ao fechar esse primeiro semestre e com média 7 fiquei envergonhado com os comentários que fiz em "DESABAFO - PROVA DE CURRÍCULO" Mas como não dá para voltar atrás, o que foi dito, foi dito, quero deixar afirmado que vou me esforçar mais em todas as matérias. Pois se nós alunos somos vítimas deste Sistema perverso que avilta a Educação, os nossos professores também são.
Acho que a solução é conversarmos com nossos professores de forma madura para que cheguemos em um acordo onde ninguém saia prejudicado. ABRAÇOS FRATERNOS


26 de julho de 2010 13:49

Nenhum comentário: